segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Voltando aos trabalhos...

           Voltando aos trabalhos...


FERNANDO & SOROCABA

 Ei gente, pois é, depois de mais de um ano resolvi tirar a poeira do nosso MusicaSerta e colocar as coisas pra funcionarem aqui de novo.
Hoje vou falar desses moços aqui.

 
Pois é, Fernando (Fernando Zorzanello Bonifácio, 29 anos) e Sorocaba (Fernando Fakri de Assis, 32 anos) são uma das duplas sertanejas que mais fazem sucesso nos dias de hoje. Músicas como “As mina pira” e “É Tenso” são exemplos do tipo de músicas cantadas por eles nos dias de hoje. Quem diria que aqueles mesmos rapazes que em 2008 lançaram o CD/DVD Bala de Prata cantariam esse tipo de música? Será que foi o mercado que fez com que eles mudassem o foco?
“Bala de Prata”, primeiro sucesso da dupla teve como gravadora a Universal Music, assim como o CD seguinte, “Vendaval”, até aí eles ainda angariavam público e fãs, mesmo já tendo certo sucesso. O doce som do violino de Sorocaba era uma novidade no meio do sertanejo “universitário” e chamou muita atenção do público.
Em 2010, a Som Livre passa a ser a gravadora e mantém o estilo romântico da dupla, podendo ser notado isso no CD “Acústico”, onde o rit “Madri” tocou no Brasil inteiro. A voz grave de Sorocaba, juntamente com a afinação de Fernando, um dos grandes instrumentistas do país, era ouvida em todas as rádios e claro, presença certa nos programas de TV.
No mesmo ano o sertanejo tido com “universitário” é mania no Brasil e em todo lugar surgiam duplas cantando o “novo” estilo. A receita do sucesso era bem simples: dois rapazes cantando músicas pequenas, com refrãos fáceis e repetindo-os exaustivamente. Talvez seja aí a mudança da dupla em questão.
Pode ser que a gravadora tenha exigido, principalmente de Sorocaba, atualmente líder da lista dos compositores que mais recebem do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), músicas mais simples, já que ele continuava fazendo músicas mais românticas e até mesmo mais completas para outros artistas como Luan Santana, por exemplo. Outro ponto é que a dupla começou a gerenciar a carreira de outros cantores. Luan Santana e Thaeme e Thiago foram os principais e com isso, sem querer, tiraram o foco da própria carreira.

Fernando e Sorocaba hoje chamam mais atenção pela sua estrutura do que por suas músicas. O mercado está mudando. Nos dias atuais, o sertanejo romântico, aquele que nunca sai de moda, está sobrepondo-se ao “universitário” e quem sabe dessa forma, a dupla, que surgiu numa faculdade, possa voltar a fazer a música de qualidade que um dia eles fizeram. 
E aí, concordam, discordam?
Deixem seus comentários, críticas, sugestões e opiniões.
Grande abraço e estava com saudades de escrever aqui.

Ulisses Souza


 Twitter: @ulissesjfsouza

http://www.youtube.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_%26_Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário