Assim como o Brasil, o Blog Musicaserta volta a funcionar logo depois da “grande festa cultural” chamada CARNAVAL. Bom gente, como esse blog fala sobre música, vamos focar apenas nos conteúdos musicais, já que daria muita polêmica falar de outras coisas que aconteceram e acontecem no Carnaval brasileiro.
Depois de muitos anos seguidos tendo vários sucessos de carnaval, o ano de 2012 foi bem diferente nesse quesito. Dois mil e doze musicalmente não teve nenhum sucesso nacional, talvez porque a música “Ai se eu te pego”, do cantor sertanejo Michel Telló esteja ainda impregnada na cabeça das pessoas e não dê abertura para coisas novas na atualidade.
Voltando a um passado recente, quem não dançou, ou ao menos se lembra do hit “Rebolation” do grupo baiano Parangolé que foi sucesso em 2010. Em 2011 tivemos o “Tchubirabiron” também do Parangolé, além da música “Liga da Justiça” e é claro que não podemos nos esquecer do cantor Reginho, que trouxe o hit “Minha mulher não deixa não” que tanto agitaram as festas por todo Brasil.
O axé music, ou até mesmo para que possamos ter um campo maior de análise, juntemos a esse estilo de música todos os estilos que se juntam a ele para dar ao Carnaval brasileiro essa mistura que só no Brasil se encontra. Em minha opinião se não houvesse outros estilos de música no Carnaval, além do axé, o Carnaval já havia acabado. Talvez a Bahia, o Rio de Janeiro, Pernambuco e até São Paulo sobreviveriam sem está mistura, mas o que seria das cidades interioranas que precisam de outros ritmos, pois o axé por si só não é unanimidade? É nesse momento que o funk, forró, o pop rock e até o sertanejo entra em cena. Quem já foi em uma cidade interiorana no Carnaval e não ouviu Ilariê da Xuxa, músicas dos saudosos Mamonas Assassinas, um forró ou um sertanejo que esteja fazendo sucesso no momento?
O axé é um estilo de música que traz poucas novidades de um ano para o outro, e talvez por isso seja tão escravo das músicas do passado e dependente dos sucessos musicais de outros estilos.
Por outro lado, não é todo estilo de música que consegue trazer e dar às canções antigas uma atualidade tão grande como o axé, e talvez só ele consiga fazer a união de vários ritmos tão bem.
Por fim, pode ser que com o fim do Carnaval os cantores possam investir na divulgação em rádios, já que pela TV não deu muito certo, e convenhamos, para se fazer sucesso no Brasil, primeiro tem que fazer sucesso nas rádios.
Eu sou Ulisses Souza e este é o blog de música MUSICASERTA.
Deixe sua opinião, sua crítica e sua sugestão de tema.
Agradeço o carinho e o acesso de vocês.
“Música é cultura, uma linguagem universal”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário