Para começar falaremos do cantor e claro compositor Sorocaba, da dupla
Fernando e Sorocaba, além de compor sucessos para a própria dupla o paranaense
está estourado com as canções feitas para o cantor Luan Santana. Quem é que
nunca ouviu “Paga Pau”, “Bala de Prata”, “Meteoro”, “Tô de cara”?
SOROCABA
Outro cara que poderia ser chamado de INSPIRAÇÃO e que é abençoado é um
tal de Nando Reis, o sujeito é bom nesse negócio de compor. “Por onde andei”,
“Pra você guardei o amor”, “All Star”, “Do seu lado” (gravada pela banda Jota
Quest), “Marvin”, “Pra dizer adeus” (gravada pelo grupo Titãs), “Luz dos Olhos”
(gravada pela Cássia Eller).
NANDO REIS
Sucesso aqui no Brasil e também no
exterior o TALENTOSO Seu Jorge também não poderia ficar de fora dessa lista.
Seu Jorge é um cara que revolucionou o mercado do samba nos últimos anos, com
um jeito único de cantar conquistou fãs em todos os lugares e de todas as
classes. Quem é que nunca cantou ou pelo menos nunca ouviu as músicas “Mina do
Condomínio”, “Burguesinha”, “Carolina” e “A Doida”? Isso mesmo, todas são
composições dele. JORGE
SEU JORGE
Também não podemos
deixar de citar o compositor e cantor Rick, que fazia dupla com o Renner. Além
de compor para a própria dupla Renner também não foi egoísta e tem muitos
sucessos na boca de outros artistas. (“Nois tropica, mais não cai”, “Muleca”,
“Filha”, “O amor e eu”, “Mulher que não dá voa”).
RICK
A partir de agora
citaremos compositor e composição de alguns talentos que estouraram nos últimos
anos. Lembra de “Pode Chorar” gravada pela dupla Jorge e
Mateus? Composição de Dorgival Dantas. Lembra da música “Chora me
liga”? Essa é composição da dupla João Bosco e Vinícius. “Só
os loucos sabem” também foi bem composta pela dupla Chorão e Thiago
Castanho. O cantor, compositor e instrumentista Zé Henrique, que faz dupla com
o Gabriel também deixou e deixa suas marcas, “Inevitável”, “Nosso amor
é ouro”, “Coração pede carona”, todas dele. “Amo noite e dia” foi
uma das músicas mais tocadas em 2010 e 2011, mas poucos sabem que a música é do
compositor Humberto Teixeira.
É difícil escrever
de todos compositores, seria necessário muitos posts, no entanto, os que estão
aí representam muito bem o que faz sucesso no Brasil hoje.
Por fim não poderia deixar de citar o grande cantor e claro compositor
Raul Santos Seixas, que partiu, mas deixou no coração dos brasileiros suas
canções de duplo sentido, de revolta e de amor. Um talento nato, um cara
humilde e muito inspirado. “Sociedade Alternativa”, “Mosca na Sopa”,
“Metamorfose Ambulante”, “Maluco Beleza” e “Cowboy fora da lei” são algumas das
tantas composições feitas por ele.
RAUL SEIXAS
O artista vai, mas a arte, esta fica!
Gostou?
Divulgue?
Dê
sugestões!!!
Em
breve, muitas novidades pra vocês! Ah, OBRIGADO por todos os acessos!!!!
Nascida na cidade de Sete Lagoas em Minas Gerais, ela que é compositora e cantora vêm agradando todas as classes da população brasileira. O Blog Musicaserta hoje vai falar um pouco da história da jovem e bela cantora Paula Fernandes. Com um talento imensurável e um carisma contagiante, ela em minha opinião é a maior revelação da música não só Sertanejo, mas da música Popular Brasileira.
Paula em evento de gala (Fonte: Internet)
Paula Fernandes desde criança já cantava e logo aos 10 anos já lançava seu primeiro CD, na época disco (Paula tem 25 anos). Ela começou se apresentando em festas e casas de espetáculos de sua cidade e da redondeza. Para divulgar e disco independente Paula participava de programas de televisão e rádio locais. Chegou a apresentar programas em rádios e até teve números de sua autoria em um programa da TV Band Minas (Paradão Sertanejo).
Apoiada por sua família, que sempre esteve ao lado dela durante toda sua trajetória, Paula em 1995 muda para São Paulo e rapidamente é contratada por uma companhia de rodeios, nessa companhia trabalhou por cinco anos e teve a oportunidade de conhecer muitos lugares devido ás viagens. É no ano de 1995 aproveitando-se do sucesso da novela “Ana Raio e Zé Trovão” que Paula lança seu segundo CD, “Ana Rayo”, com músicas que davam ênfase ao cancioneiro popular de raiz, mas o trabalho não foi tão reconhecido. Somente em 2005 quando Paula é apresentada ao diretor da Rede Globo Jayme Monjardim que a carreira dela começa a deslanchar. O contato resultou na gravação da música “Ave Maria Natureza”, uma versão da “Ave Maria” de Schubert, tema da novela “ América”, música que foi muito executada na trama. É nesse momento que Paula Fernandes lança seu terceiro CD, “Canções do Vento Sul”, pelo selo Sonhos e Sons, com participação do cantor Sérgio Reis na música “Sem Você”. Inclusive durante a gravação o cantor diz que para ele a voz de Paula é a mais bela que ele ouvira nos últimos dez anos.
Reprodução da capa do CD
Paula Fernandes nunca foi uma cantora somente sertaneja, sempre muito eclética nesse CD ela já tinha músicas com temas que passavam pela MPB, música pop, country, sertanejo de raiz e pitadas de world music. É esse CD que dá a ela uma importante indicação ao Prêmio Tim de Música Brasileira de 2006, na categoria de Melhor Cantora Popular (júris popular e oficial). Como disse Paula sempre eclética lança em dezembro de 2006 o álbum “Dust in the Wind”, com músicas internacionais e mais uma vez emplaca uma música numa telenovela, dessa vez é em “Páginas da Vida” da Rede Globo.
Reprodução do CD
Em 2008
a gravadora Universal Music aposta no talento da cantora e lança o CD “Pássaro
de Fogo”, com destaque para música que dá nome ao CD e “Meu eu em você”. A
gravadora aposta na divulgação pela internet que dá super certo. Deu certo,
mas, no dia 25 de dezembro de 2010 é que Paula Fernandes fica conhecida em
todos país, na ocasião ela canta para aproximadamente 700.000 pessoas no Rio de
Janeiro, Paula canta ao lado do considerado rei da música brasileira o “Rei
Roberto Carlos”. A partir desse momento Paula é uma das pessoas mais comentadas
no país, até chegaram a falar que ela tinha um caso com o Rei Roberto Carlos,
mas isso não passou de fuxico. Rapidamente ela começa a emplacar sucessos em
novelas, Paraíso, Araguaia e Escrito nas Estrelas, todas na Rede Globo e
conhecimento do público com relação a ela é enorme. Paula faz parcerias com a
dupla de amigos Victor e Leo, e também com o cantor Leonardo, mais uma vez o
sucesso foi surpreendente.
Especial Roberto Carlos
Mesmo com a crise fonográfica que eu havia mencionado no post anterior, Paula Fernandes é uma das maiores vendedoras de CDsDVDs do Brasil e isso tudo, graças ao seu talento e profissionalismo. Parabéns!!
Como prometido a vocês, hoje vamos dar sequência ao último texto do Blog onde introduzimos a história da Música Sertaneja e demos uma noção de qual era a história desse gênero musical. Acompanhe aí...
SERTANEJO UNIVERSITÁRIO E SUAS TRANSFORMAÇÕES
Falando um pouco da história da música sertaneja, já mencionamos o local onde ela nasceu e quem foi o criador, agora vamos falar de uma particularidade deste gênero musical. O primeiro gênero de massa produzido e consumido no país foi a música sertaneja. É engraçado que no país ouve um movimento inverso do que ocorria na economia global em relação à música. A música sertaneja começou segmentada, era consumida por poucos e em poucos lugares, e essa era mesmo a proposta. Quando Cornélio Pires faz suas primeiras gravações, ele não pretendia alcançar todo o público brasileiro, elas foram exatamente dirigidas ao público do interior de São Paulo e de início foram poucas às pessoas que eram atingidas.
A música sertaneja no início tinha como instrumentos, apenas a tradicional viola e o violão. Daqueles tempos, década de 1920, até os dias atuais, onde a música sertaneja universitária tomou conta, várias modernizações foram feitas. A introdução de sanfonas, guitarras, baixos, baterias e de instrumentos metais como, por exemplo, saxofone e trompete, fizeram com que aquele sertanejo de raiz mudasse sua cara e se transformasse numa música mais dançante e mais comercial. Outro ponto que deve ser lembrado é o da questão das roupas e adereços usados pelos cantores sertanejos. No início, o que marcava um cantor sertanejo era o seu chapéu. Com a modernização vieram as calças coladas e as botina de bico fino. No sertanejo universitário, além da calça colada e da botina de couro, destacam-se também os modernos cortes de cabelos que os jovens cantores adotaram.
A inovação também é responsável por esse fenômeno. “A dupla César Menotti e Fabiano comentou:” Quando começamos a cantar, não tínhamos a pretensão de inventar uma nova música. “Procuramos fazer um trabalho particular e inédito, que não se parecesse com nenhum outro”. A dupla foi uma das precursoras do movimento, fez e faz muito sucesso no Brasil inteiro.
César Menotti e Fabiano
A dupla precursora do Sertanejo Universitário
Outra dupla que ajudou na crescente deste estilo foi João Bosco e Vinícius, nascidos no Mato Grosso do Sul estouraram no Brasil inteiro com a música “Chora me liga.”. Com letras fáceis de decorar e refrão chamativo, a música sertaneja universitária é sucesso no Brasil inteiro e em lugares fora do país também, já que vários cantores do gênero já fizeram ou estão por fazer turnê no exterior.
A modernização da música sertaneja com a introdução de outros instrumentos musicais e com uma batida um pouco mais acelerada trouxe para esse gênero, um público que antes tinha muito preconceito em relação a ele, os jovens. Os jovens são grande maioria nas baladas sertanejas e o gênero cresce mais a cada dia que passa. “Fazemos música para quem gosta de beijar na boca”, diz Vinícius, da dupla João Bosco e Vinícius, um dos principais artistas do movimento.
O sucesso do sertanejo universitário se deve ao seu marketing. Os empresários desses artistas investem pesado em divulgações em rádios, tvs e na internet, através de sites, blogs e redes sociais, esse maneira de divulgação foi um dos motivos dos jovens aderirem ao movimento. Mesmo com a crise fonográfica dos últimos anos, os empresários deram um jeito e conseguiram outras maneiras de divulgarem, angariarem público e dinheiro. Os cantores passaram a divulgar suas músicas pela Web e o lucro que eles obtêm já não é tão grande com a venda de CDs e DVDs. Existem até sites especializados em divular músicas e cantores, clique aqui e veja. A busca no lucro hoje, mas do que nunca, é através dos shows. Artistas que estão bombando no momento, como por exemplo, Jorge e Mateus e Luan Santana, chegam a fazer quase 30 shows por mês, um maratona de trabalho que segundo eles vale muito à pena, pois fazem o que amam: Cantar.
Jorge e Mateus
Revelação da Música Sertaneja
Vamos encerrando por aqui, mas antes, queria dizer que não estamos aqui para vangloriar o sertanejo universitário e nem para desprezar aquilo que deu origem a isto tudo. Nada surge do vago, é necessário um embrião para que se surja o feto e no caso do sertanejo universitário não é diferente. A essência desse gênero sempre vai estar lá, quando Cornélio Pires começa a gravar suas primeiras canções. O
público mudou, assim como toda a sociedade e o que a música sertaneja
fez foi se reinventar e buscar novos mercados, isso tudo sem abrir mão
da sua essência. Houve sim uma necessidade de transformação, mas o
sertanejo universitário é sim um dos frutos que o tradicional sertanejo
gerou. Podemos dizer com certeza que houve sim muitas mudanças, isso é fato, mas também é fato que, os cantores da música sertaneja universitária sempre fazem menções àqueles que deram início a tudo isso. Percebe-se essa gratidão quando regravam músicas que fizeram sucesso no passado e que muitos, principalmente jovens e crianças não tiveram a oportunidade de ouvir.
Por fim, falando agora de todos os gêneros musicais, seria muito bom, para os artistas e para as pessoas, que todos os gêneros acompanhassem a modernização do mundo sem perder àquilo que um dia o fez surgir, sem perder os seus valores e a sua essência.
Aguardem! Em breve mais posts da música que desde seu surgimento é sucesso!!!
Comente no nosso Blog!!!
Sigam-me no Twitter: @ulissesjfsouza
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Música Sertaneja:
Do Antigo e do Atual
INTRODUÇÃO:
Pra você que gosta de música, em especial de música sertaneja, e quer conhecer todo o caminho que ela percorreu até os dias de hoje é só ficar ligado nos textos que a partir de hoje postaremos no blog. Vamos contar um pouco da trajetória desta música, que desde 1929 nos encanta com seus poemas e melodias. Você vai ficar sabendo quem começou, quem deu sequência e quem hoje faz sucesso com uma música que desde sempre nos emociona.
O INÍCIO DE TUDO:
Cornélio Pires
Vamos começar então pelo início. O início da música sertaneja foi em 1929 quando o compositor Cornélio Pires começou a gravar seus causos e fragmentos de cantos tradicionais rurais da região cultural e vendê-los no interior de São Paulo. A música sertaneja começou segmentada, era apenas comercializada no interior e voltada para poucas pessoas, só depois de perceber que poderiam ganhar muito dinheiro com ela é que a música sertaneja se massificou.
Há muita discussão sobre música sertaneja e música caipira. São iguais? Existem aqueles que falam que a música caipira é a primeira fase da música sertaneja, outros dizem que uma não tem nada haver com a outra. Alguns estudiosos costumam seguir uma tendência tradicional de entregar as músicas caipiras e sertanejas como subgêneros dentro de um só conjunto musical, estabelecendo fases e divisões: de 1929 até 1944, como “musica caipira” (ou “musica sertaneja raiz”); do pós-guerra até a década de 1960, como uma fase de transição da velha música caipira rumo à constituição do atual gênero sertanejo; e do final dos anos sessenta até hoje, como musica “sertaneja romântica”. Já outros, dos meios acadêmicos, separaram a música em sertaneja e caipira, dizendo que uma é totalmente independente da outra. A primeira seria feita como produto de consumo, enquanto a segunda seria o retrato do homem rural, seria a música rural autêntica. Tem também aqueles autores que estendem o conceito de música caipira/sertaneja ao baião, ao xaxado e outros ritmos do interior do Norte e Nordeste.
Se formos adotar o critério de que a música caipira e sertaneja são sinônimos, podemos dividir este gênero principais: “Caipira” (ou Sertanejo de Raiz),” Sertanejo Romântico” e “Sertanejo Universitário”, este último, que está na moda, é o que falaremos com mais destaque. Aqui vamos abordar música caipira como a primeira fase da música sertaneja. Os temas do gênero sertanejo na época eram o cotidiano do caipira e a vida amorosa das pessoas. Outra coisa importante e característica que a música sertaneja tem é a forma diferenciada que seus intérpretes possuem de cantar, sempre com a vos anasalada e cantando em tons muito altos.
Aqui vocês irão entender o processo da música sertaneja, desde a sua criação até os dias atuais. Sua modernização, sua modificação e todos os elementos que fizeram e fazem da música sertaneja um marco, e sem dúvida alguma, uma das poucas músicas populares do Brasil. Novos artistas, novos meios de angariar público e de divulgar esses artistas serão o marco deste gênero musical (Sertanejo Universitário), e tudo isso acabou servindo de exemplo para outros estilos musicais, que passaram a usar meios antes nunca utilizados para conseguir público e renda.
Música de uma das duplas que começaram a música sertaneja ou música caipira.
Chitãozinho e Xororó, dupla que fez e faz parte do sertanejo romântico.
Jorge e Mateus á esquerda, dupla que é fenômeno do sertanejo universitário.
No próximo post iremos contar de forma mais detalhada a história da música sertaneja e sua transformação chegando ao Sertanejo Universitário. Se você for apresadinho dê uma olhada e vai aprendendo aí: